Comandos de entrada e saída
Os comandos de entrada permitem que o usuário informe dados ao programa, e os comandos de saída permitem que o programa mostre dados ao usuário.
Entrada: Read ou Realn à Read(<variável>), Readln(<variável>);
Saída: Write ou Writeln à Write(<variável>), Write(“texto”, <variável>), Writeln(<variável>), Writeln(“texto”, <variável>);
Estrutura de decisão
Comando if...then...else: if (se) realiza um teste de condicional que permite a implementação de desvios de execução dos comandos, dependendo da condição especificada.
Sintaxe: if <condição>then
<codigo1>
else
<codigo2 >;
Comando case: é um comando condicional de múltipla escolha. Ao contrário do if, que permite somente a escolha da condição verdadeira ou falsa, case permite especificar duas ou mais escolhas.
Sintaxe: case: <expessão> of
Opção1 : <código1>;
Opção2 : <código2>;
Opçãon : <códigon>;
Estrutura de Repetição
Estrutura While ... do: é uma estrutura de repetição condicional, também chamado de laço condicional ou loops, que se repete um conjunto de instruções enquanto uma dada condição for satisfeita (verdadeira).
Sintaxe: while <condição> doInstruções;
Estrutura for ... do: também é uma estrutura de repetição, porém contado. Ao invés de especificarmos uma condição que deve ser satisfeita para que o laço seja executado, o for possui uma variável de controle (contador) própria, que é incrementada automaticamente até que ela seja maior que o valor final estipulado.
Sintaxe: for variável := valor_inicial to valor_final doinstruções;
Estrutura repeat ... until: também é um laço de condicional como o while e for, porém existem uma pequena diferença: as instruções contidas dentro do repeat são executadas pelo menos uma vez, pois a condição é testada somente no final do repeat, no until;
Sintaxe: repeatInstruções;
until <condição>
Sub-rotinas
O pascal permite a utilização de dois tipos de sub-rotinas: procedure (procedimento) e function (função). A diferença entre os dois tipos é que a função sempre retorna um valor após o seu processamento, enquanto o procedimento pode ou não retornar um valor.
Procedure: é uma estrutura de programa autônoma que está incluída num programa em Pascal. Nele podem ser colocados todos os elementos da linguagem Pascal, como se fosse um programa completo; isso é feito através de sua declaração. Um procedimento pode ser referido escrevendo simplesmente o seu nome seguido de uma lista opcional de parâmetros. Quando um procedimento é referenciado, o controle de execução do programa é automaticamente transferido para o início do procedimento. As instruções de execução dentro do procedimento são então executadas, tendo em conta quaisquer declarações especiais que sejam únicas para o procedimento. Quando todas as instruções de execução tiverem sido executadas, o controle passa automaticamente para a instrução imediatamente a seguir à da chamada do procedimento.
procedure <nome> ( parâmetros){ declaração de variáveis – locais }
begin { início principal do procedimento }
<instruções>
end;
Function: Uma function, assim com uma procedure, é um bloco de programa, ao qual são válidas todas as regras estudadas de programação. Sua diferença em relação a uma procedure está no fato de retornar sempre um valor.
Function <nome> ( parâmentros) : <tipo>;{ declaração de variáveis - locais }
begin { início principal da função }
<instruções>
end;
Nenhum comentário:
Postar um comentário